No dia 26 de Setembro, aconteceu em Vitória, a 3ª edição da sua meia maratona. E novamente tivemos um percurso novo e diferente, assim como aconteceu nas 2 últimas edições. Dessa vez, eles optaram por percorrer mais o lado leste da ilha, com saída no Sambão do Povo (perto da rodoviária), passando por toda a beira-mar, até o final da Praia de Camburi. Ou seja, na verdade não foi mais um percurso de volta da ilha, como nos 2 primeiros anos, e sim um percurso de MEIA VOLTA na Ilha (só observar o mapa do percurso da prova deste ano mais abaixo, pra todo mundo entender o que estou falando).

Uma das coisas boas do novo percurso é que não passariamos por dentro de São Pedro (com suas várias subidas e descidas) e Santo Antônio. Nada contra esses dois bairros da capital, mas ano passado foi o local mais feio da prova. Imagine a cena: 10 horas da manhã, com 1 hora já de prova, aquele sol infernal na cabeça, você passando por dentro de um bairro onde cada esquina tem um boteco, cheio de nego cachaçado, virado… que em vez de apoiar tá rindo da galera correndo, oferecendo uma pinguinha e ainda mexendo com todas as mulheres que estão passando! Não tem nada mais desanimador não? Pois foi isso que aconteceu ano passado, eu que pelo menos não teriamos esse ano.

O problema é que duas semanas antes eu fazendo um treino, me dei conta que o percurso que eles tinha disponibilizado não tinha como ter os 21 km, iam ficar faltando no mínimo uns 3! Cheguei em casa, entrei no google Earth e não deu outra: 3,5 km a menos do que o esperado. Ou estaria muito errado, ou eles teriam que criar outra solução.

Outro bom fator foi a alteração da largada para as 8 horas da manhã, diferentemente do ano passado que foi às 9!! Minha mãe quase morreu com o calor do ano passado, e muita gente, pelo difícil percurso, completou a prova com mais de 3 horas!! Ou seja, correndo com sol de meio dia na cabeça!

Então vamos lá, para a prova deste ano:

CORRIDA 3ª Meia Maratona Volta da Ilha de Vitória
DISTÂNCIA 21 km
INSCRIÇÃO 25,00 no site da ativo.com
LOCAL Largada: 8:00 h geral no Sambão do Povo
Chegada: Final da Praia de Camburi (perto da Vale)
PERCURSO percurso_meia
KIT - Camisa regata alusiva à prova
- número de peito
- chip

A PROVA

Acordei cedo no dia, e como dessa vez só eu ia correr (minha mãe e meu irmão machucados e a Flá ainda não encara mais do 10 km!!) fui de ônibus para o local da largada. E foi bom ter feito essa escolha porque durante o trajeto percebi como eles resolveram os problemas dos quilômetros faltantes: fizeram entradas para a Ilha do Boi e para a Ilha do Frade! Resumindo: teríamos umas subidinhas boas no meio do percurso, além da subida no quilômetro final, a subida da Vale! Como tinha um plano de correr em 1h50min devido os problemas nas 2 últimas semanas, refiz toda minha estratégia mental da prova dentro do busão!


Encontrei com os amigos e conhecidos de sempre na largada, fiz meu aquecimento e esperei pela buzina… e?? Pois é! Estava programado para a largada da elite femina às 7:45, mas essa só aconteceu às 8! Então a nossa que era pra ser às 8, bem… só às 8 e 20! E lá vai aquecimento pras cucuias!

Bem, após a largada, resolvi estabelecer um ritmo de “cruzeiro” desde o início, sabendo das subidas no meio e no final da prova. E foi o que inteligentemente fiz! Apesar de nublado, estava um dia muito quente, e o vento nordeste que estava já há duas semanas direto em Vitória, não deu tregua! Então foi vento na cara quase durante todo o trajeto, e eu sabia que ia ser pior ainda quando chegassemos em Camburi.

Corri num ritmo muito confotável, mas confesso que fiquei assustado quando passei pelos 10 km e vi 47 min no relógio! Estava correndo mais rápido do que tinha planejado e possivelmente seria cobrado disso no final! E isso ainda no meio da Ilha do Boi, ou seja, tinha mais as subidas da Ilha do Frade, todo o vento contra em Camburi e a subida da Vale. Dimuni um pouco o ritmo, dei uma boa respirada e segui em frente.

A subida da Ilha do Boi foi relativamente tranquila (apesar da bagunça dos carros no local. Assim como nós, aposto que os moradores e frequentadores também não sabiam previamente dessa mudança!) e fiz mantendo o ritmo. Já a subida da Ilha do Frade, confesso, não foi fácil. Bem inclinada, me fez diminuir bem o ritmo. E nessa eu senti um pouco as pernas. A coisa chata desses desvios foi a quantidade de corredor furando os mesmos. Nego tava passando direto, sem se importar se tinha tapete nas subidas ou não! E pior, não tinha! Acho que a organização vacilou nesse quesito. Um tapete na virada da Ilha do Boi e na do Frade teria desclassificado muito nego e nega “espertinhos”! Na real? Será que esse povo não percebe que está se enganando não? Como tudo… “jeitinho brasileiro”! Ai, ai…

Bem, o vento bateu mesmo em Camburi, mas foi bom porque resfriou o corpo. Mantive meu pace planejado e no quilômetro final, com a subida da Vale, percebi que estava dentro do planejado, e em vez de fazer a subida e descida no pau, relaxei e curti o momento, correndo confortávelmente. Cheguei inteirão. E o mais engraçado é que a equipe de apoio médico da chegada tinha um monte de conhecido. Os meninos da minha turma de medicina estavam lá no apoio e ainda sacaniei com todos, hehe. Depois eles me disseram que ficaram impressionados comigo porque eu nem cheguei cansado!! (na verdade cheguei bem cansado sim, só que não exausto, hehe!).

Peguei minha medalhinha, meu kit, abusei da esponja com gelo na chegada, conversei com os amigos, Marcelo apareceu por lá, Flavinha toda queimada por ter ficado dois dias me esperando (no sábado na natação e nesse dia na corrida) e fui feliz pra casa pro mais um dever cumprido!

DSC05659

Chegada com tempo bruto de 1h46min!

INSCRIÇÃO Preço muito bom, e sem taxa extra na ativo. com
KIT DO CORREDOR Simples. Acho que a camisa da prova podia ser de tecido melhor.
PERCURSO Técnico e complicado após o 11 km! Subida no final não é pra qualquer um.
HIDRATAÇÃO Postos de água na largada, a cada 3 km e na chegada! Água gelada esse ano, o que foi muito bom!
Deveria ter um posto com isotônico, ou pelo menos na chegada!
LANCHE PÓS CORRIDA Bom, com frutas, barra de cereal, suco!
APOIO Bem sinalizada, com policiamento durante todo o percurso. Várias ambulâncias e equipe de apoio grande durante  a prova.
Pecou não ter colocado um tapete em uma das subidas dentro das ilhas. Muito gente cortou caminho por ali.
MEDALHA Bonita, de metal e grossa.
AVALIAÇÃO DA PROVA Melhorou muito o potencial turístico da prova por não passar por São Pedro, tornando a prova um pouco menos desgastante do que ano passado. A alteração do horário de largada também foi muito bom, apesar do atraso.
As partes chatas ficaram por conta dos “desvios” que não foram anunciados antes: a – muita gente pensou que o percurso fosse ser totalmente plano, o que não foi.
b – a galera furando os desvios, cortando caminho mesmo
MINHA PARTICIPAÇÃO

RESULTADO

Fiquei feliz com a minha participação: melhorei meu tempo numa meia, percebi que se treinar focado pra prova posso correr abaixo de 1h35min numa próxima, e cheguei bem fisicamente, mesmo tendo participado de outra competição um dia antes.

DSC05660

Feliz após mais uma boa prova!

Agora estou só mantendo a rodagem semanal pra próxima prova, semana que vem: os 10 km da Banescad. Falando nisso… hora de sair para mais uma corridinha… fui!

1 comentários:

Kleber RG disse...

Que isso, heim, Léo! Tá voando mesmo! hehe
PARABÉNS pelo resultado!
A prova parece ser muito bacana e o valor da inscrição foi excelente.

Abraço e até a próxima!
Kleber RG.
www.maratonacorreria.com