6139-28-Airton_Soares

Muito tempo sem blogar… coisas muito loucas aconteceram desde o meu último post, como o meu primeiro triathlon ( e já uma prova “meio” longa),minha colação em medicina, um mês de Janeiro focado em trabalho, MEU NOIVADO COM A FLÁ, e outras…

Sei que foi muita pregriça minha escrever neste espaço… e foi mesmo, mas não dá pra voltar o tempo, e nem pretendo. O objetivo é ir em frente, sempre, mesmo que isso às vezes pareça impossível. Mas todo atleta sabe isso melhor do que ninguém.

Há cerca de 6 meses, em minha faculdade, recebemos a visita do Tenente-Coronel responsável pelo alistamento obrigatório dos Médicos na nossa região militar (sim, pra quem não sabia, todo homem que se forma em medicina e tem menos de 37 anos tem como obrigação se alistar novamente!!) que proferiu uma palestra muito boa (um tanto quanto fantasiosa é verdade, mas de ótima explanação!!). Fiquei com aquilo na cabeça e decidi que faria por vontade prórpria. Resolvi ser voluntário.

E desde o dia 2 de Fevereiro me encontro no Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva no Rio de Janeiro, onde estamos recebendo um treinamento de 45 dias. Esse treinamento, como os próprios instrutores dizem, é só o necessário para “arranhar” um pouco a nossa pele e pintar esse pedacinho de “verde-oliva”, que é a cor do Exército Brasileiro.

Durante esse curso intensivo, temos várias instruções teóricas e práticas que envolvem a vida de um Oficial das Forças Armadas Brasileiras. E como não poderia deixar de ser, temos também o famoso TFM (Treino Físico Militar) que acontece todos os dias pela manhã. E é dele que eu vou falar um pouquinho, visto que esse blog é sobre atividade física, hehe.

Devo falar que as forças armadas é um dos pouco lugares, onde vc tem um tempo estipulado pra prática física diária, e você ainda recebe por esse tempo (lembrando, para os navegantes, que os militares não são regidos pela CLT, ok?). O treino consiste basicamente de um alongamento, um aquecimento articular com movimentos circulares, um aquecimento de flexão, abdominais, agachamento, polichinelos e aí sim a atividade principal, que podem ser muitas. No nosso caso, visto a quantidade de médico SEDENTÁRIO que existe no grupo (fiquei impressionado com isso – como dizem, a medicina acaba com a nossa vida para garantirmos a dos outros…) a nossa atividade principal é a CORRIDA!!

E é uma corridinha leve, bem leve pra gente: cerca de 8:45 min/km, por 20 a 25 minutos!! Mas devo lembrar que isso é pro CPOR!! Os soldados, os paraquedistas, esses possuem um treino mais intenso, com metas maiores.

Depois da corrida, geralmente temos mais flexões, barras e abdominais. Mas garanto que não é todo mundo que faz.

Isso tudo porque teremos um TAF (Teste de Aptidão Física) e o aconselhado é que tenhamos o conceito BOM nas provas, que no masculino consiste de corrida de 12 minutos, flexão no solo, abdominias e flexão na barra. Os índices são por idade do militar, e vai de insuficiente à excelente. E como todo atleta que se preze, estou buscando a perfeição dos índices.

Na corrida, 3100 em 12 minutos (totalmente cabível), nos abdominais 72 repetições (faço mais de 90 seguidas!!)!! Na flexão vou sofrer: faço quase 30 e preciso de 36!!! E na barra que eu tô ferrado: faço 4 chorando e preciso de 12, hehe!! Nunca trabalhei braço, e mesmo na natação, uso uma musculatura totalmente diferente pra braçada. Mas estou treinando pra isso.

Geralmente o expediente termina às 16 horas, e temos à disposição uma academia. Como estou ficando no quartel e não tenho nada pra fazer, voltei a malhar, hehehe!! E às vezes dou uma corridinha num ritmo mais forte do que de manhã!!!

Bem, é assim que tem sido minha vida quartelado: atividade física, instruções e mais atividade física!!

Abraços fortes.

esceb

4 comentários:

Leonardo Nista disse...

Fala Léo!!!!
Quanto tempo!

Que bom que voltou a postar!

Cara, que loucura esse meio tempo que ficou fora hein!? Quer dizer então, que agora você é parceiro de profissão do Jorge Ultramaratonista?

Eu desconhecia essa regra que formando em medicina abaixo de 37 anos tinha que se alistar de novo.

Boa sorte aí!! E nada de deixar de cuidar da sua saude para cuidar da saude dos outros...se voce nao estiver bem pra atender quem vai atender? é um ciclo!

Abraços

Leonardo Nista
www.corroporcorrer.com.br

Fabio e Luciana disse...

E ai Leo Blz, agoro vc vira tri ou ultra atleta, serviço o exercito brasileiro e fazendo o que mais gosta atividade física.

Abraços e boa sorte nesta jornada, parabens pelo noivado.

Fabio

Luiz Bittencourt disse...

VALEU COMANDANTE
ESTAMOS COM MUITAS SAUDADES DE VOCE
UM FORTE ABRAÇO E BOAS MALHAÇÕES
LUIZ BITTENCOURT

Equipe CUCA disse...

Olá, amigo Léo Binda!

Inauguramos recentemente nosso Blog! Visite-nos para conhecer nosso trabalho.

SIGA-NOS e fique por dentro de todas as corridas realizadas na cidade de Campinas e região além dos principais eventos que acontecem em todos os outros Estados de nosso país!

Seja bem vindo! VENHA CORRER COM A GENTE!!!

Um grande abraço e bons treinos!
Equipe CUCA
www.equipecucacampinas.com